A limpeza e conservação empresarial é o que define se o ambiente de trabalho está propício para a

realização das tarefas diárias. Afinal, a produtividade está diretamente ligada à organização, ao bem-

estar e à limpeza de um lugar. Outro aspecto em que a higiene é determinante diz respeito à imagem que os

visitantes, fornecedores e consumidores terão em relação à sua empresa.

No entanto, este é um setor que envolve grande complexidade dentro de uma instituição. É preciso ter total atenção aos detalhes e contar com profissionais altamente capacitados e treinados. Além disso, certos segmentos — hospitais e indústrias, por exemplo — precisam seguir procedimentos bem específicos.

Muitas empresas, diante da dificuldade e da multiplicidade de fatores que devem ser avaliados, têm optado por terceirizar a limpeza e a conservação dos seus ambientes a fim de se concentrar nas atividades principais do seu negócio, como planejamento e inovação.

O que é limpeza e conservação?

Como empreendedor ou empresário, a limpeza do seu espaço de trabalho provavelmente não é a primeira coisa que vem à mente todos os dias. Ter um espaço de trabalho limpo e íntegro é a principal pedra angular quando se trata de administrar um negócio de sucesso. No entanto, a maioria dos empresários só percebe essas coisas quando fica completamente fora de controle.

É por isso que você precisa garantir que seus escritórios sejam limpos e mantidos regularmente, a fim de garantir que seus funcionários sejam felizes, saudáveis e produtivos, além de deixar uma boa primeira impressão nos parceiros de negócios e clientes em potencial.

No entanto, deixar uma boa impressão também se refere ao seu papel como empregador. Para reter clientes e funcionários, você deve colocar seus melhores esforços para satisfazer ambos os lados. Isso é especialmente verdadeiro quando você recebe um novo funcionário em potencial. O que eles vêem no início formará sua opinião sobre a empresa para a qual eles potencialmente podem trabalhar e o mesmo acontece com um cliente.

Quais atividades compõem a limpeza e conservação?

A limpeza e conservação são compostas pelas seguintes atividades:

  • higienização de espaços de trabalho e sanitários;
  • polimento de espelhos e vidraças;
  • manutenção de jardins;
  • realização de pequenos reparos;
  • serviços de vigilância e portaria;
  • organização de salas;
  • higienização técnica de lugares específicos.

Qual é sua importância?

Um ambiente de trabalho limpo e arrumado parece atraente e, mais importante, acolhedor para qualquer cliente em potencial. Inspira credibilidade, cria confiança desde o início e deixa os clientes com a impressão de eficiência e forte percepção aos detalhes. Pisos sujos ou mesas de salas de conferência sujas, por outro lado, dizem aos seus clientes em potencial que você não possui o profissionalismo necessário para cuidar de seus funcionários, muito menos de um novo cliente. O mesmo pode ser dito para uma área de recepção caótica.

Segurança no Trabalho

O serviço de limpeza não é apenas limpeza. Isso inclui manter as áreas de trabalho organizadas e organizadas, manter os corredores e pisos livres de riscos de escorregões e tropeções e remover os resíduos (por exemplo, papel, papelão) e outros riscos de incêndio das áreas de trabalho.Também requer atenção a detalhes importantes, como o layout de todo o local de trabalho, marcação de corredor, adequação das instalações de armazenamento e manutenção. Uma boa limpeza também é uma parte básica da prevenção de incidentes e incêndios, aumentando a segurança no trabalho.

Manutenção

Por falar em máquinas com defeitos, é inegável que o acúmulo de poeira e sujeira, no geral, é um agravante para que isso aconteça. Portanto, investir em limpeza e conservação é, também, uma forma de garantir uma durabilidade maior para equipamentos e aparelhagens.

Produtividade

A maioria dos funcionários considera seus locais de trabalho como uma segunda casa e, como tal, você precisa concentrar seus esforços em mantê-los limpos e arrumados. Ao manter o ambiente de trabalho limpo, você permite que seus funcionários sejam mais produtivos, eficientes, importantes e felizes. Considerando que a pessoa média gasta cerca de 8 horas por dia no local de trabalho, você quer ter certeza de que seus funcionários estão confortáveis enquanto realizam seu trabalho.

Bem-estar da Equipe

Tente imaginar a cena, você chega à sua sala, no seu escritório, e sente aquele cheiro agradável de limpeza e asseio. Os papéis e documentos estão nos seus devidos lugares, os móveis estão impecavelmente limpos e os vidros transparentes. O jardim de entrada está bem cuidado e as instalações funcionando perfeitamente.
Só de pensar nessa perspectiva o bem-estar já aumenta — e é isso que ocorre quando o lugar é de fato bem cuidado: todos vão querer estar ali.

Imagem da Instituição

Quando se trata do pensamento do consumidor médio, um ambiente de trabalho organizado demonstra produtos e serviços de qualidade superior. E não importa que tipo de trabalho você esteja realizando, seja restaurante, escritório ou comércio. Um cliente em potencial certamente estará julgando toda a sua instituição com base na aparência e na sensação do espaço do seu escritório, e isso inclui quaisquer produtos e serviços que você possa estar oferecendo. Não deixe que um ambiente de trabalho bagunçado resulte em um possível cliente indo embora antes mesmo que você tenha a chance de falar com ele.

Indústria

Como a limpeza e a higienização podem ser os aspectos mais importantes de um programa de saneamento, deve ser concedido tempo suficiente para definir procedimentos e parâmetros adequados. Procedimentos detalhados devem ser desenvolvidos para todas as superfícies de contato, especialmente nos casos de produtos alimentícios (equipamentos, utensílios etc.), bem como para superfícies que não sejam de produtos, como estruturas aéreas, blindagens, paredes, tetos, dispositivos de iluminação, unidades de refrigeração, sistemas de aquecimento, ventilação, ar condicionado, e qualquer outra coisa que possa impactar a segurança dos alimentos.

Saúde

É essencial que edifícios como clínicas, hospitais, consultórios médicos, edifícios profissionais médicos e consultórios dentários estejam livres de germes e detritos. Essas instalações necessitam de uma limpeza especializada e que atenda todos os requisitos sanitários para que seus pacientes tenham confiança em seus cuidados.
Hospitais, clínicas, laboratórios e farmacêuticas são lugares em que a higienização deve ser absolutamente perfeita. Por tratar de elementos voltados à saúde, é imprescindível que os procedimentos padrões, definidos com antecedência, sejam seguidos à risca.

Shopping

Outro lugar que precisa de uma equipe de limpeza especializada são os shoppings. Muitas lojas, diversos banheiros, praça de alimentação, escadas, elevadores, vidros e espelhos e o enorme fluxo de pessoas — tudo isso, todos os dias da semana.
Aqui, a dificuldade está em conciliar a limpeza de qualidade com o uso constante do local por milhares de pessoas.

Super Mercados

Para lojas de varejo e hipermercados, a diferença entre um ambiente limpo e um ambiente sujo pode ser a diferença entre um cliente de uma vez só e um cliente vitalício.
Não importa quão frescos sejam os produtos ou quão bons sejam os serviços, se os clientes encontrarem pisos e banheiros sujos em sua loja, isso prejudicará a percepção deles da sua marca.

A aparência geral de uma empresa aberta ao público é crucial para causar uma boa impressão duradoura nos clientes, e isso é especialmente verdadeiro no varejo, pois as pessoas podem ser adiadas para entrar na sua loja ou fazer uma compra, se isso for imundo.

Aeroporto

Os serviços de limpeza de aeroportos precisam ser capazes de trabalhar com passageiros que têm mais opções de viagens do que nunca. Você precisa exceder as expectativas sempre que usarem o aeroporto.

Estejam eles esperando um voo nos portões do terminal ou desfrutando de uma boa refeição nas praças de alimentação, eles esperam que as instalações do aeroporto sempre tenham uma aparência limpa, confortável e bem conservada. Muitos passageiros evitarão viajar pelo aeroporto se você não atender aos padrões deles.

Instituição de Ensino

A aparência é importante e a aparência da sua escola afetará a forma como os outros a percebem, assim como a sua qualidade de ensino e a variedade de instalações. Com serviços regulares de limpeza e manutenção, é mais provável que pais, alunos, funcionários e visitantes se sintam bem-vindos e se orgulhem de uma escola. Corredores limpos, janelas brilhantes, pisos polidos e escritórios impecáveis darão à escola o respeito que ela merece da comunidade externa.

Para melhores experiências de aprendizado, maior foco e produtividade e ótima saúde e higiene, investir em uma empresa de limpeza de escolas é essencial.